27 de novembro de 2009

O sentimento me fez refletir.

Passado todo esse tormento, atravessado com muito suor (algumas vezes desnecessário) e dedicação, é hora de usar a cabeça e projetar a próxima temporada com os pés no chão deixando de lado a euforia do objetivo alcançado.

A série B hoje é passado, mas precisamos nos policiar dia a dia para que não tenhamos surpresas desagradáveis no futuro. A vida nos prega peças e nessas ocasiões é preciso tirar proveito e ensinamentos para nossa caminhada.

Hoje o Vasco volta a estrelar a série principal do futebol brasileiro, mas não podemos esmorecer.

Estamos de volta, mas será que aprendemos a lição? Será que estamos curados?

Como numa clínica de reabilitação para dependentes químicos, o paciente não tem alta por estar curado, mas sim por ter concluído um ciclo de desintoxicação. A grande provação vem depois, quando o “reabilitado” tem de voltar a viver em sociedade e se manter íntegro, “limpo” (como eles se referem). Nada o impede de sofrer uma recaída e a sua força interior é a sua maior aliada. Assim é também com os clubes de futebol, no meu caso o Vasco.

Não podemos achar que vencido o pesadelo estaremos livres de novos fracassos. A torcida provou que estamos juntos nas horas boas e ruins assim como a família do dependente.

Quando ninguém acreditou, nós estendemos nossas mãos e ajudamos nosso “ente querido” a se reerguer, no primeiro ciclo nós fomos aprovados com louvor, agora precisamos dar continuidade ao “tratamento”.

Quero ver o Vasco grande! Não precisamos de compaixão de ninguém! Essa história de que o Rio torceu pelo nosso retorno é balela! Cada um torce pelo seu, não está nem aí para os outros... Eu não estou!

Quero que o Fluminense caia para pagar o que deve - não engoli essa história de ser campeão da Terceirona e no ano seguinte ascender direto para a primeira divisão!

Quero que o Flamengo seja vice e que o campeão seja qualquer outro!

Eu chamo isso de rivalidade e, quando eu deixar de me sentir assim, podem acreditar, o Vasco virou (com todo o respeito) um América!

Engana-se quem pensa que o Vasco caiu e que os demais aprenderam a lição, nos próximos anos cairão mais times de expressão e nos anos seguintes também. O processo de caça às bruxas não terminou, se o seu time ainda não passou por isso, certamente mais cedo ou mais tarde passará.

A justiça será feita, todo clube mal administrado, mal estruturado e sem planejamento, um dia passará por este calvário chamado série B. Um processo penoso, desgastante, angustiante, mas sem sombra de dúvidas, salutar! E esse é o momento de juntar os cacos e seguir em frente.

Eu sou Valdez Gomes, vascaíno, há 20 dias de volta a primeira divisão do futebol nacional.

Só por hoje!





6 comentários:

  1. O primeiro passo para a afirmação é a permanência do Dorival. A maior reclamação, da classe de técnicos de time de futebol, é a falta de oportunidade para dar continuidade ao seu trabalho... Dorival está diante da tão reclamada oportunidade e veremos qual o caminho que seguirá, o dinheiro ou a realização profissional.

    Abços e Parabéns pelo blog.
    Se desanimar, persista !

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, parabéns pela iniciativa e pelo post de estreia.
    Minha grande preocupação (pavor) é exatamente a idéia principal do
    texto, ou seja, a não assimilação de tudo que sofremos com esse rebaixamento.
    Para mim, foi uma experiência angustiante, muitas vezes parecia que não ia acabar,
    mas nem por isso abandonei, assim como os verdadeiros vascaínos não abandonaram.
    Felizmente, acabou e os frutos, os bons frutos dessa experiência deverão ser colhidos
    com um bom planejamento, sabemos que as coisas não se encaixarão do dia para noite, mas esse ano de 2010 será fundamental para acabarmos de vez com a Era Maldita. Apoiar, sempre apoiaremos, contudo é preciso inteligência para retormamos o lugar que
    sempre foi nosso!!! Todo Vascaíno tem Amor infinito!!!
    Vasco sempre.....Só quem é sabe!!!!! Somos popular se sermos populistas!!!

    ResponderExcluir
  3. Será que a lição valeu?? Toda questão é: a recuperação foi rápida e avassaladora - Indiscutível! - mas será que retrata a realidade do futebol no Vasco??
    O time foi absoluto na Segundona, mas como será na próxima temporada? Será que essa descida ao inferno serviu como lição ou acabará se revelando como mais um caso de " em terra de cego quem tem um olho é rei"...
    O sentimento não pode parar mas será que o time vai lembrar disso depois da festa?
    SRN

    ResponderExcluir
  4. Vencemos... mas faltou um pouco de convencimento.
    Lutamos contra times guerreiros mas com pouca tradição (excetop por algumas excessões). Temos o Carlos Alberto que realmente se dedicou e puxou o time nessa empreitada, mas e Dodô, e as outras tão esperadas contratações.
    Espero que realmente todos tenham em mente o grito de que "o sentimento não pode parar".
    Um grande abraço e parabéns pelo blog, paizão.

    ResponderExcluir
  5. Cair para a Segundona realmente é algo que mexe com o sentimento do time e de sua torcida num todo. Procuram os motivos, lavam a roupa suja, mudanças e planejamentos são estabelecidos. Paralelamente a tudo isso vem a torcida, apoiando e amando mais ainda, como um casal que quase termina e faz as pases...
    Mas acredito que tudo é cíclico, e após algum tempo é natural que o velhos vícios retornem. Vide o Fluminense e o Botafogo, rebaixados, humilhados, exaltados, e de novo... Tudo é uma grande montanha russa.
    Alguém tem que festejar, alguém tem que chorar.
    Espero não estar vivo quando o Fla cair para a segunda divisão.

    ResponderExcluir
  6. Meus parabéns pelo Blog, está muito bem elaborado e com comentários inteligentes. Agora voltando ao Futebol, justiça seja feita e verdade seja dita, de nada terá adiantado todo esse esforço e todas essas vitórias do Fluminense se perder para o Coritiba, eu sinceramente até acredito na vitória, mas concordemos também que sería uma grande injustiça, um time que reage da forma como o Fluminense reagiu não merece ser rebaixado.
    Parabén ao Vasco pelo título da Série B, bem vindos de volta e parabéns ao Flamengo pela Série A, ninguém mais tira esse título deles. Ao Botafogo deixo a minha torcida, não quero ver mais um declínio do futebol carioca. Morte aos clubes paulistas.

    ResponderExcluir