21 de janeiro de 2010

Pitacos, Curiosidades e Cultura.

No ano de seu 105º aniversário o Boca Jrs. começa cedo suas comemorações. Na semana passada o time Hermano lançou um belo exemplar de camisa comemorativa (pqp ainda esse assunto!) que homenageia a bandeira da Suécia. Para quem ainda não sabe as cores da camisa do time boquense são baseadas na flâmula viking.


Segundo me contou um amigo Hermano, a história é mais ou menos a seguinte:




Cinco jovens amigos moradores da periferia de Buenos Aires, do bairro de imigrantes italianos de nome La Boca, resolveram criar um clube de futebol. O nome Boca é auto-explicativo, já o complemento "Jrs" não tem outro sentido a não ser dar mais status. A escolha das cores que estampariam a mí(s)tica camisa boquense é que mais chama a atenção. Num acordo no mínimo pitoresco ficou acertado que as cores seriam as mesmas da nacionalidade do primeiro navio que atracasse no porto de Buenos Aires num determinado dia. Então, na data marcada eis que surge uma autêntica embarcação Viking com sua bandeira azul e a cruz amarela: estava ali decidido como o mais novo time argentino se apresentaria. Mas isso só aconteceu em 1907, nos primeiros dois anos o Boca chegou a usar camisa cor de rosa e mais tarde branco com listras prestas. Nos três anos que se seguiram o Boca vestia uma camisa nas cores da bandeira sueca, mas nos moldes do uniforme de seu maior rival River Plate, ou seja, azul com uma faixa tranversal amarela. Somente em 1910 é que o modelo atual foi adotado e então passou a ser azul com faixa horizontal amarela quase dourada. Outro fato curioso é que seu primeiro presidente chamado Esteban Baglietto tinha apenas 17 anos de idade! Tremendo empreendedor!
Ah, só mais um detalhe, o "Xeneize" significa Genovês, referencia a colônia italiana que formava a maioria de seus simpatizantes. Resumindo: um clube de origem italiana, fundado na Argentina com bandeira sueca. Do resultado dessa equação saiu o Boca. Isso é que eu chamo de globalização!







+


                                                                                                                                                       
+











=








 

O que eles não previam é que esse mesmo time chegaria tão longe e arrastaria uma imensa e apaixonada torcida. Nunca vi nenhuma manifestação em torno de um clube como a que os Xeneizes - como são conhecidos os torcedores do Boca - fazem, estive no coração da torcida naquele memorável jogo contra o Fluminense no Maracanã e fiquei extasiado. Como cantaram e vibraram do inicio ao fim do jogo, mesmo já estando perdendo por 3 x 1, ninguém se atreveu a insultar nenhum jogador. Que exemplo de respeito e passionalidade!









Na minha opinião, taí mais um exemplo de sucesso. Bela iniciativa do departamento de marketing do clube. Se bem conheço os Xeneizes, essa camisa venderá como água no Saara.
Parabéns ao Boca!




***
Em tempo: Aproveitando a moda das camisas a Portuguesa também lança a sua. Que primor!





4 comentários:

  1. Esta camisa do Boca realmente ficou muito bonita, e o tópico foi bastante esclarecedor quanto às origens do clube.
    A camisa da Portuguesa, nesta foto que você postou, realmente é um primor. O trabalho foi realmente muito bem feito, mas o resultado final, com uma profusão de patrocinadores, é no mínimo bizarra, fazendo-a parecer um macacão de Fórmula 1.
    Ultimamente alguns times vêm abusando do uso de patrocínios em suas camisas(vide o Curíntia), e não veem problema algum em estamparem nomes na frente, nas costas, nas mangas, nos calções, nas meias... Fica até difícil de enxergar o escudo!

    ResponderExcluir
  2. Interessante a história de "los bosteros", mas vamos ao que interessa: a camisa do Vasco já foi escolhida?
    SRN

    ResponderExcluir
  3. Replicando os comentáros...
    Concordo que estão exagerando, só faltam trocar o escudo da camisa por um patrocinador, mas em contrapartida sem eles jamais teríamos de volta as terras tupiniquins nomes como: Adriano, Ronaldo, Roberto Carlos e agora ventilam a possibilidade de Robinho. Esse último acho mais difícil, especula-se que o cara tá ganhando a bagatela de 700mil Euros(!), é muita grana.

    E em relação a escolha da camisa do Vasco, tenho informações que dizem que a vencedora foi a opção número um, a de cor branca. Mas para evitar pirataria o anuncio e lançamento oficial serão em Março.

    ResponderExcluir
  4. A da portuguesa ficaria linda se a marca do material esportivo não fosse maior que o escudo do clube.

    ResponderExcluir