1 de dezembro de 2009

Pimenta nos olhos do outro...

Lázaro Ramos, ator da Rede Globo, estrela um comercial de TV em que aparece num quiosque de praia conversando com o vendedor. O papo é sobre as mazelas do Brasil, quando de repente um turista supostamente argentino entra na conversa falando com ar penoso exatamente o que os outros já haviam observado. Nesse momento Lázaro e o vendedor se sentem ofendidos e com certa rispidez desdizem o que o argentino e eles próprios acabaram de comentar. Clique no link abaixo e assista o vídeo.


http://www.youtube.com/watch?v=cV06Rgwq8iY&feature=related#watch-main-area

Propaganda engraçada, né? Mas o que isso tem a ver com o tema deste blog, o esporte?

Tirando o fato de todo esse qüiproquó ter surgido em volta do assunto olimpíadas, nada. De qualquer forma achei interessante registrar.


Assistindo hoje ao Jornal Hoje da Rede Globo uma matéria me chamou a atenção, os âncoras do jornal apresentavam com indignação o trecho de uma entrevista do ator e comediante americano Robin Willians onde o mesmo fazia uma piada, de humor negro é verdade, se referindo a disputa para sediar as olimpíadas de 2016, ele que é natural de Chicago (cidade derrotada), se saiu com a seguinte tirada:


"Chicago enviou a Oprah (apresentadora de TV muito popular por lá, uma mistura de Hebe Camargo e Jô Soares) e a Michelle Obama. O Brasil mandou 50 strippers e meio quilo de pó. Não foi uma competição justa”


O prefeito Eduardo Paes tentando fazer graça disparou:

" Tá com dor de corno"



Sinceramente, acho uma tremenda hipocrisia! Então quer dizer que nós podemos fazer piadinhas com o povo muçulmano chamando todos de homens bombas, os franceses de gays por conta de seu sotaque,  alemães de nazistas ou portugueses de burros como o Casseta e Planeta faz, mas quando o alvo dessas piadas somos nós mesmos ficamos ofendidos. Só os brasileiros podem falar mal deste país de bundas, contraventores, corruptos e narcotraficantes?

Se não quiséssemos passar essa imagem, que não mandássemos mulatas desnudas para representar o país, precisamos parar de tapar o Sol com a peneira.


Pelo andar da carruagem se algum estrangeiro fizer piada com a corrupção no Brasil é bem provável que nós brasileiros nos sintamos ofendidos, aliás, por mais incrível que pareça isso já nos aconteceu. Se minha memória não me trair, foi num fórum com o FMI, quando uma jornalista brasileira perguntou quando o Brasil deixaria de depender deles (FMI), o representante foi taxativo:



"Quando seus governantes deixarem de desviar as verbas que nós emprestamos!"




Lembro-me que na época, uns 5 anos atrás, os primeiros a gritar, é claro, foram os políticos, mas teve muita gente que fez coro.

Como isso não fosse a mais pura verdade.




Que país é esse?!



4 comentários:

  1. como você citou, Valdez, a maioria dos brasileiros faz comentários pejorativos sobre diversos outros povos. fazer troça dos vizinhos, inclusive, deve ser uma fonte de riso para a maioria dos mortais. o que chama atenção no caso do R. Williams, é o fato de ele ser uma pessoa pública.
    eu, você e o cara da banca de jornal podemos falar o que quisermos e da forma que quisermos. podemos chamar o presidente de burro, o barrichello de roda presa e o mário gomes de viado. mas deixo-lhe um conselho: faça isso enquanto não se tornar um cara reconhecido no mundo das letras, pois no dia em que isso acontecer a prudência deverá vir antes do verbo.
    o sucesso e a fama têm seu preço.

    ResponderExcluir
  2. Caro Dayvid,
    Fazer piada, de gosto duvidoso ou não, é a profissão do cara. O próprio nome já diz, "piada", não se pode levar a sério uma simples piada de humor negro... O CQC, Pânico, Casseta e Planeta fazem isso a toda hora e nós achamos graça. Precisamos acabar com esse complexo de "Opa, alto lá! Aqui não!"
    Talvez se ele trocasse a palavra Brasil por Argentina, todos estivessem morrendo de rir.
    Muito obrigado por sua participação

    ResponderExcluir
  3. Meu caro, Valdez.
    Sou obrigado a concordar com o David (em parte)e com o Robin Wilians (em parte também). A piada foi boa até a parte das mulatas, mas falar assim do pó?!?!... É um tanto injusto com outros países (e até mesmo os EUA - chicago terra de conhecidos mafiosos e eterna corrupção) que se esforçam tanto para ter fama com as drogas.
    De qualquer forma "piada é piada".
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Robin Williams é um comediante e fez uma piada. Hilária, por sinal.
    O que o povo tupiniquim não entendeu foi que a piada sacaneava Chicago e não o Rio.

    ResponderExcluir