30 de dezembro de 2009

Reinventando a bola

Os tradicionalistas que me perdoem, mas não há nada mais legal no futebol do que as camisas comemorativas, terceiros uniformes, ou chamem lá como quiserem.


Como disse no último post, dessa vez é o Vasco a inovar trazendo uniformes modernos com linhas arrojadas fugindo da tradicional faixa tranversal e cruz no peito. Tem tudo para dar certo, e no meu ponto de vista esses uniformes deveriam ser usados com maior freqüencia. Um bom exemplo do sucesso dessas camisas é o atual campeão do mundo, o Barcelona, que disputou a competição com uma camisa, essa sim de gosto duvidoso, de cor melancia! Mas esse mesmo Barça tradicionalmente vestido de azul e grená, também ja desfilou pelos campos da Europa cores como o azul turquesa, laranja, verde limão, amarelo, cinza, entre outras não menos inusitadas.














Aqui no Brasil essa tendência ainda se mostra timidamente, mas alguns de nossos clubes lentamente vão ousando e se lançando neste mercado luvrativo que é o de camisas diferentes. Esse ano o Conrinhtians lançou a camisa com fotos de torcedores que aceitaram pagar mil reais para ter sua cara estampada, mas no ano passado já havia lançado a camisa de cor roxa. O Palmeiras usou azul, O Fluminense que já teve a camisas laranja, cinza, esse ano vestiu camisa branca com duas faixas transversais,  Inter e Sport vestiram dourado, o Santos inovou com preto e cinza.





As idéias são excelentes, basta agora lançar mão a coragem e oficializá-las, se teve boa aceitação por parte de seus torcedores, é sinal de que as mudanças serão bem vindas. Nunca foi tão fácil ganhar dinheiro com futebol.


"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"



3 comentários:

  1. Esses lançamentos que fogem do padrão são bem interessantes! Sou completamente a favor da modernização e inovação nos uniformes, a exemplo do que ocorre lá fora. E ainda, acho que os clubes brasileiros poderiam evoluir muito mais se redesenhassem seus escudos. Muitos clubes fizeram isso com sucesso, e como exemplos podemos citar Milan e Chelsea na europa e o Atlético Paranaense no Brasil.
    Façam uma análise do escudo do time de seu coração e reflitam: dá para melhorar, não dá?

    ResponderExcluir
  2. Algo me incomoda com todas essas inovações. Temos que refletir sobre os limites deste processo, pois o mesmo pode causar o maior dos males, a perda de identidade do torcedor para com o seu time. Abs

    ResponderExcluir
  3. Sou a favor da terceira, quarta, quinta camisa... Inovemos.

    ResponderExcluir