16 de dezembro de 2009

Usuca(m)pião.

" A usucapião acarreta a transferência da propriedade do bem para o possuidor independente da vontade do proprietário. "


No último fim de semana dediquei algumas horas do meu tempo a uma pesquisa inglória: Tentar elucidar o polêmico ano de 1987 na esfera futebolérica (sic).

Não faltaram páginas falando sobre esse assunto. A grande maioria delas, aliás, a esmagadora maioria, trazia relatos emocionados, sem a menor credibilidade. Gente de todo o Brasil puxando para sua sardinha a brasa que até os dias de hoje arde em fogo vivo.

Tentando não me deixar levar por essas fontes, fui fazendo um apanhado geral e aos poucos tentei montar esse enorme quebra cabeças. Lembrando que sou blogueiro e não jornalista, portanto, pode e deve haver falhas no conteúdo deste material.


Pois bem, para iniciar uma linha de raciocínio nesse sentido, percebi que antes de colocar ainda mais lenha na fogueira, se faz necessário voltar ao ano de 1986.
Pelo que apurei, o Campeonato Brasileiro estava ultrapassado. Vejam vocês, disputaram o campeonato nada menos do que 80 clubes naquele ano! O modelo de disputa era inviável, era censo comum que o campeonato deveria ser reformulado. Foi então que o Conselho Nacional de Desportos, antigo CND, estipulou que para o ano seguinte o campeonato seria disputado pelos 24 clubes melhores colocados daquele ano (86), no desenrolar do campeonato esse número fixou-se em 28 clubes a disputar a primeira divisão do ano de 87.


Em 1987 a união dos 13 clubes de maior representatividade nacional deu origem ao Clube dos 13, sendo composto pelos 4 grandes do Rio, de São Paulo, Cruzeiro, Atlético-MG, Inter, Grêmio e Bahia. O C13 então em conjunto com a Rede Globo e a Coca-Cola criou a Copa União. Acontece que já no primeiro ano de existência, o C13 já deu mostras de como seria "bem" organizada a fuzarca, trazendo de volta para a disputa da Copa União (módulo verde) os rebaixados em 1986 Botafogo e Coritiba, na condição de “convidados”. Além dos já citados acima, disputaram o módulo verde o Goiás e o Santa Cruz – PE.


Por sua vez, a CND não deixou por menos: incluiu no Campeonato Brasileiro “oficial” (módulo amarelo) de 87 os também rebaixados em 86 Sport e Vitória – BA que se juntaram a Criciúma, Joinville , Inter de Limeira, Portuguesa, Atlético-PR, Rio Branco-ES, Bangu, Treze, Ceará, CSA, Náutico, Atlético-GO, e Guarani. Vale ressaltar que o módulo amarelo não correspondia a 2º divisão, mas sim às equipes excluídas da panela do clube dos 13.

Só para ter uma idéia, o C13 tirou da disputa ninguém menos que o 2º e 3º colocados de 1986 Guarani e o América - RJ. Por conta disso, sentindo-se prejudicado, o time carioca resolveu não disputar a competição - infeliz decisão, depois disso o Diabo, como é conhecido por seus torcedores, foi rebaixado a 3º divisão e desde então não mais regressou. E o que fez a CND? Preteriu a Ponte Preta ao Sport no preenchimento da vaga rejeitada pelo América.

Analisando friamente, penso que virar as costas para o título do Sport conquistado em campo e reconhecido pela CBF seria uma tremenda injustiça, vale lembrar que em 1997 o Sport ganhou na justiça o direito de ser proclamado único campeão de 1987. Contra os fatos não há argumentos, visto que em 1988 os times indicados pela CBF para a disputa da Taça Libertadores foram Sport e Guarani, campeão e vice do módulo Amarelo e que quiseram o confronto previsto pela CBF com os vencedores do módulo Verde. Flamengo e Inter-RS se recusaram a jogar e perderam por W.O.



A maneira que o Flamengo e a mídia conduzem a coisa, tentando empurrar goela abaixo, não vai funcionar. Seria mais inteligente tentar um acordo amigável com a CBF e o Sport para homologar uma possível divisão do título. Do contrário, como bem disse meu amigo Renato, os flamenguistas estarão condenados a viver com o incômodo asterisco de 1987.

A soberba tirou o título do Flamengo.





Escalação do Sport: Flávio; Betão, Estevam (Soares, hoje técnico do Botafogo), Marco Antônio e Zé Carlos Macaé; Rogério, Ribamar e Zico; Robertinho, Nando e Neco.


Técnicos: Jair Picerni e Émerson Leão


Alguém tem dúvidas que o time de Gávea venceria o Sport numa possível final?








Escalaçãodo Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo, Andrade, Ailton, Zico, Renato, Bebeto e Zinho. Técnico: Carlinhos

A pergunta que muitos (partidários do Flamengo) fazem é: Então por que a imprensa diz que hoje o Flamengo é Hexa?

E a pergunta que eu deixo é: Quem é idiota a ponto de matar a galinha (leia-se urubu) dos ovos de ouro? Até mesmo a imprensa paulista apóia essa idéia.





Na minha modesta opinião, passar por cima da decisão da CBF e da FIFA reconhecendo o Flamengo como Campeão de 87 , é o mesmo que reconhecer como médico o cara que cursou faculdade de Medicina na UNIG (Universidade Nova Iguaçu conhecida por não ser reconhecida pelo MEC). Entendo que mais cedo ou mais tarde esse título será homologado pela CBF (tamanha a pressão que a imprensa faz), e quando isso acontecer, não hesitarei em estampar aqui nesse espaço um post dedicado ao acontecimento. Já imaginaram a manchete? "Hoje, 30 de Fevereiro de 2020 o Flamengo se sagrou Campeão brasileiro de 1987". Patético, mas são coisas do nosso futebol.








Espero que quando isso acontecer, que não tirem o gostinho do povo pernambucano de dizer que um dia viveu dias de glória com seu título brasileiro.



Vocês que são brancos, ou melhor, rubro-negros, que se entendam.





4 comentários:

  1. "título do Sport conquistado em campo"
    pera lá, Valdez! você está brincando...
    o que faz quase todos o brasileiros e a mídia(excetuando-se os vascaínos e os torcedores do Sport)considerarem o Flamengo o legítimo campeão de 87 é pura e simplesmente o bom senso.
    O próprio Ricardo Teixeira proferiu:
    "desejo sorte à Patrícia (Amorim, eleita presidente do Flamengo na noite de segunda-feira) e peço, por favor, que ela nos dê o hepta"

    ResponderExcluir
  2. Interessante o post, afinal a polêmica do título já nem é tão conhecida, o tal asterisco fica cada vez menor...
    Quem não viveu, não sabe nem o que houve em 1987.
    E o Flamengo ganha, no grito, mais um título.
    SRN

    ResponderExcluir
  3. Interessante comentário do nosso amigo Anônimo (quem é você, Mr M? rs), principalmente no que diz "o tal asterisco fica cada vez menor...".

    ResponderExcluir
  4. Parece que a CBF alegou estar falida e simplesmente jogou a toalha em relação ao Brasileirão. O Clube dos 13 assumiu a encrenca e criou a Copa União com ajuda da Coca-Cola e Rede Globo. E a decisão de disputar o quadrangular final foi totalmente rechaçada pelo Clube dos 13.

    ResponderExcluir