10 de março de 2010

Vai dar Flamengo!

Dessa vez sem analogias e títulos sagazes, afirmo categoricamente que nos jogos de logo mais contra o Caracas e Domingo diante do Vasco, o Fla vai levar a melhor. E é muito fácil afirmar isso, não precisa ser nenhum gato mestre para saber que o Caracas não é ninguém para impor dificuldade ao Flamengo, mesmo jogando nas terras de Chávez e com Adriano se recuperando da última ressaca. No dia em que tivermos de temer um time venezuelano estaremos à beira do fim dos tempos.


Apesar de torcer ardentemente para que o contrário aconteça, acho que o rubro-negro vencerá o clássico de fim de semana. É necessário usar a razão e admitir que o Flamengo é favorito sim. Sem essa de “clássico não tem favorito”.


O Vasco de hoje não é nem sombra do time que começou a temporada de 2009, e olha que a versão 2010 tem muito mais nomes badalados, falta muita coisa. Faltam laterais, entrosamento, vontade e o principal: Mancini nem de longe lembra Dorival Jr.


Muita coisa foi mexida de 2009 para cá, o time mais parece um bando. A falsa idéia de que tínhamos um time competitivo caiu por terra depois da derrota para o Botafogo. Sem Fagner, machucado, e Souza, suspenso, o time perde muito poder ofensivo e qualidade na saída de bola, mais do que isso, as respectivas entradas de Elder Granja e Paulinho propiciam ao Flamengo certa facilidade pelo lado direito de ataque, visto que Granja não apóia e Paulinho não marca um poste parado.


Prato cheio para o retorno de Adriano se reabilitar do porre, nesse caso não me refiro ao álcool, mas sim a aporrinhação que a imprensa fez do último barraco vivido por ele.





Uma boa atuação diante de seu maior rival e pronto(!), estará encerrado mais um capítulo dessa dramalhão.
O Fla não vive nenhuma crise, a imprensa gosta de fantasiar - vender é preciso!- e Adriano é isso aí: whisky com Red Bull, baile funk na Chatuba e bola na rede! O Vasco que se cuide, Mancini que ponha suas barbas de molho, pois se der a lógica... Sei não, mas a era Mancini pode ser abreviada no Domingo.

7 comentários:

  1. Fala meu amigo João Bosco. Têm tempo que não comento em seu blog, porém, como já disse antes, preciso me inspirar antes. Em que pese eu não esteja inspirado neste momento, minha admiração por você me trouxe à frende deste teclado.
    Em primeiro lugar o Vasco não vai perder.
    Posso dizer que sairemos consagrados no Domingo.
    Louco?
    Não!
    Apenas um apaixonado.
    Futebol é isso, não há lógica. O Flamengo é um time montado há muito mais tempo que o Vasco e isso lhe dá uma enorme vantagem, porém se futebol fosse guiado pela lógica o Vasco ganharia todas as finais contra o Flamengo nos últimos 10 anos, porque era o melhor time.
    Alguns bovinos se apressarão em dizer: - Mas Flamengo, é o Flamengo!
    Puro discurso de bovino. Mesmo com todas essas derrotas em finais para o Flamengo nos últimos 10 anos, ainda sim o Flamengo têm mais vice campeonatos que o Vasco no confronto direto entre os dois.
    Além disso já tive, várias vezes, a alegria de ver a urubuzada virar galinha no Maraca.
    Não se engane, o Futebol só é Futebol porque não há lógica nenhuma nos jogos.
    O Vasco é o time da virada amigo!
    Renato Barros

    ResponderExcluir
  2. Um único jogo pode mascarar a realidade em torno de um time. A partir desta constatação, torcedores e principalmente a mídia criam cenários e falsas verdades que envolvem a todos.
    Vamos lá: o que estaria sendo dito caso o Vasco vencesse o Botafogo? Provavelmente jogadores e técnico seriam louvados por semanas. Não foi assim que aconteceu com Joel e o time alvinegro?
    Muitas injustiças são cometidas no futebol por conta de poucas derrotas. Vou dar exemplos:
    Reescrevendo a história, convertam mentalmente as penalidades de Thiago Neves e Washington na decisão da Libertadores de 2008. Fluminense campeão. Jogadores e time desfilando pela cidade em carro aberto. Seriam glorificados e imortalizados, acompanhados de todos os superlativos que acompanham os heróis. Perder ali, no meu ponto de vista, foi apenas um detalhe. O time do Flu fez uma bela campanha e deveria ter sido acolhido e valorizado, mas ao contrário, foram estigmatizados como perdedores.
    Um outro cenário, que descreve bem o que eu quero passar a vocês envolve o Tricolor das Laranjeiras, mas desta vez a história foi diferente. Voltemos um pouco mais: Campeonato Estadual de 95. Tudo estava pronto para que se desse início a um carrossel de títulos no ano do centenário rubro-negro. A equipe tinha qualidade acima da média e contava com jogadores do quilate de Romário, Sávio e Branco. Bem, entre o time e a taça apareceu a barriga de Renato Gaúcho e levou o campeonato. Logo uma crise se instalou na gávea e houve uma debandada de jogadores. Luxemburgo, que na época era o mais laureado dos treinadores também se foi. Desmancharam a equipe por causa de uma derrota. Lamento profundamente o gol de Renato, principalmente por saber que ele causou a dissolução de um time que a meu ver tinha muito futuro.
    O último exemplo é o Vasco. Perder para o Botafogo não o faz um time menor. E nova derrota amanhã não é motivo para desespero, faz parte do futebol.
    Eu lembro do sentimento dos vascaínos antes da perda do último turno. Havia orgulho em vestir a camisa cruz-maltina. Mais, até: havia confiança no time, pois jogava um futebol de qualidade. Eis que este orgulho foi enterrado pelo Botafogo, que verdadeiramente tem um time fraco e ainda foi alçado ao status de bom por duas vitórias conquistadas sabe-se lá Deus como...
    Nos últimos anos o Vasco sofreu grandes traumas e é preciso esquecê-los. É hora de retomar a confiança em si e se portar como um verdadeiro Gigante.

    ResponderExcluir
  3. "Um único jogo pode mascarar a realidade em torno de um time."

    Dayvid, perfeita afirmação. Foi justamente sobre isso que escrevi logo após aquela fatídica goleado de 6 que o Vasco deu em cima do Botafogo. Esse número (6) ficou no inconsciente coletivo do torcedor do Vasco e do time também. E o resultado veio na final da GB. O time está longe de ser confiável. Vai passar maus bocados esse ano com as saídas de C. Alberto e P. Coutinho. E o pior é que ninguém se deu conta disso.
    Até mesmo os apaixonados têm limites, chega uma hora que de tento sofrer a chama que sustenta esse sentimento (paixão) enfraquece...

    ResponderExcluir
  4. Ah só mais um detalhe, o time do Fla de 95 só tinha nomes. E tinha Mancuso no meio!

    ResponderExcluir
  5. Bem, final de jogo, 1 a 0 Fla.
    E quem ditou as cartas nesse jogo foi o imponderável. Perder dois pênaltis em uma partida? Nem Obina em seus piores dias...
    Dodô é um grande jogador (em má fase) e não deve ser crucificado. Palermo já perdeu 3 de uma vez e não deixou de ser o maior artilheiro Boquense de todos os tempos.
    E para você, amigo blogueiro, cabeça erguida, pois o jogo foi bem equilibrado.
    Pelo que o Vasco passou, tanto dentro quanto fora de campo, nos últimos tempos, o quadro atual é mais que satisfatório. Sair da bancarrota para o estrelato, assim, imediatamente, é muita pretensão. Paciência, meu amigo, paciência...

    ResponderExcluir
  6. Como bem disse Betinho:
    "Quem tem fome, tem pressa"

    ResponderExcluir
  7. Meu caro, Valdez.
    Não te esqueças que um dia tripudiamos da ridícula seleção de Honduras e mesmo assim perdemos (Honduras 2 X Brasil 0 - Julho de 2001).
    Mesmo assim Dodô perdeu o jogo pra agente - fazer o quê?!

    ResponderExcluir