23 de março de 2010

Vai ou racha!

Confesso que não me agrada essa história de demitir treinador toda vez que um time entra em crise. Os últimos anos nos deram mostras de que, inevitavelmente, quanto maior a permanência do comandante à frente de uma equipe, melhor é seu feedback. A relação tempo de casa/resultados expressivos é indiscutível, o trabalho aparece, a consistência é nítida. Isso sem falar que trabalhar sob pressão não é nada agradável, a tranqüilidade, a tão sonhada estabilidade de todo trabalhador brasileiro é algo impagável.



Contudo, creio que até pela fragilidade técnica dos times de menor investimento - incluem-se aí Olarias, Souzas, ASAs e similares- esperava-se mais do time treinado por W. Mancini. O futebol que o Vasco vem apresentando é desanimador. Não se percebe padrão tático, jogadas ensaiadas, jogadas de linha de fundo, bola parada, nada! O time vem jogando como um bando, os confusos jogadores confundem garra com agressividade.


Jogo após jogo o que se vê é um time correndo atrás de seu adversário e do placar adverso. Falta voz de comando dentro e fora de campo. A serenidade de outrora da saudosa gestão Dorival deu lugar ao destempero de Mancini que invade o campo ao fim do jogo com o falso pretexto de dar os cumprimentos ao trio de arbitragem. A nau cruzmaltina mais parece um navio pirata.Por favor, não voltemos aos tempos da truculência!





Os defensores de Mancini se apressarão em dizer que ainda é cedo, mas esse argumento é falho. No mesmo período do ano passado, com jogadores de menor expressão, tecnicamente mais fracos o Vasco tinha um padrão de jogo definido, jogava com e sem a bola e mesmo estando na Série B os adversários nos respeitavam. Três meses já se foram e o time não engrena, afinal o que nos falta? Teria Mancini sentido o peso da responsabilidade?



Tenho plena certeza de que o que ainda sustenta Mancini em seu cargo, por mais incrível que possa parecer, foi a evitável derrota para o Flamengo, melhor dizendo, a tal insubordinação cometida por Dodô naquele embate valeu a Mancini mais um voto de confiança visto que aquela derrota se deveu a um nome com número de camisa. Não fosse isso sua cabeça já teria sido encomendada e devidamente ceifada. E cá para nós, se é para demiti-lo que o faça agora, assim o trauma será menor e teremos perdido apenas o primeiro trimestre desse ano.





Nos arredores de São Januário, não se fala publicamente, mas é tão claro que também nem precisa ser dito, dá-se como certo que a permanência de Mancini está diretamente ligada a um triunfo Domingo diante da bem treinada equipe do Fluminense, mais um revés em clássicos e na partida diante do ASA de Arapiraca pela Copa do Brasil o Vasco estará sendo dirigido por um interino até o desembarque de um novo treinador.



É esperar para ver.

7 comentários:

  1. O revés diante do Americano, a pior equipe deste estadual, em pleno São Januário, serve para sublinhar tudo o que você disse, Valdez.
    Considero a troca de treinadores, principalmente quando um time vai mal das pernas, um artifício paliativo. Há sim, um ganho de fôlego, mas não é mágica, e sim um truque.

    ResponderExcluir
  2. Já que a demissão iria acontecer mesmo, que fosse executada o quanto antes. Até mesmo para que o próximo treinador tenha tempo de realizar um trabalho. O que não podia era protelar essa demissão até o início do brasileiro e demiti-lo na 3º rodada. Aí a coisa seria pior.

    ResponderExcluir
  3. Economiazinha porca, essa do Vasco! Fria melhor negócio tendo renovado com o Dorival que já estava dando alguma personalidade ao time...
    Agora, seja qual for o próximo técnico - quem sabe até efetivar o interino p/ economizar mesmo! - precisa de tempo, não pode ser cobrado pela posição em que o Vasco já se encontra. É pensar p/ frente!
    SRN

    ResponderExcluir
  4. Agora já era, derrotas confirmadas, demissão garantida. Nem o uniforme novo deu sorte.
    Mancini deu adeus, Gaúcho comanda, por pouco tempo, espero. Mesmo que faça um bom trabalho, a única certeza no vasco de hoje é que outro técnico, com "nome" apareca.
    Esperamos que esse próximo lembre-se das táticas ensinadas há milênios pelos chineses que se reuniam após as guerras para chutar as cabeças cortadas dos seus inimigos (vale à pena conferir o link-> http://www.suapesquisa.com/futebol/).
    VASCO!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou sempre da opinião que o técnico têm que ser o melhor do mercado. Se fosse o Dinamite, iria atrás do Felipão e pagaria mais que os ingleses.
    Nesse ponto o Vasco têm muito que aprender. Está sempre procurando soluções baratas e caseiras.

    ResponderExcluir
  6. Renato, para a atual realidade finaceira que vivemos o Gaúcho é o que podemos ter.
    Antes ele do que Renato Gaúcho, Dário Lourenço e tantos outros que estão por aí loucos para assumir o Vasco.
    Mas, sonhar não custa nada, né?

    ResponderExcluir
  7. Arsene Wenger é o homem certo para o Vasco!

    ResponderExcluir