10 de agosto de 2010

Meretriz arrependida.

Pouco mais de dois anos após sua, tão esperada e comemorada, posse, aos poucos começa a ruir o "sonho americano" do torcedor vascaíno. E pensar que eu, o mais incrédulo dos vascaínos, acreditei nesse factóide de "O sentimento não pode parar". Que sentimento, porra?!




Não há um único dia que a imprensa (séria) não estampe um escândalo protagonizado por essa diretoria de bandidos e aproveitadores. Falsidade ideológica, evasão de divisas, corrupção ativa são alguns do muitos crimes cometidos por essa (indi)gestão que está no poder em São Januário.



O torcedor vascaíno não merece tanto! Só quem militou em favor da derrubada das atrocidades, da roubalheira e da apropriação indébita do clube por parte do Sarney da Colina, sabe o quão frustrante e doloroso é ver esse teatro de "O bom moço e a herança maldita". Não mudou nada, o Vasco continua servindo a interesses particulares, a diferença é que Eurico não dava ponto sem nó. Na lábia ou na truculência (ás vezes física) ia escondendo suas negociatas. Contudo, bastou um esforçozinho da mídia - leia-se Rede Globo- para esfregar na cara de quem quisesse ver o enorme patrimônio incompatível com sua renda, mansões em Angra do Reis e Miami só para citar exemplos, resultando em CPI dentro do Vasco e renuncia ao mandato de Deputado Federal.






Com Dinamite a diferença é que ele seus pares são inexperientes e burros, adulteram notas ficais, caem em grampos telefônicos, enviam dinheiro para paraíso fiscal e dão as mais estapafúrdias explicações. O torcedor não é burro, basta analisar friamente e ver que essa alteração no poder foi apenas de nomes. O que ocorreu foi um continuísmo barato da última direção.







Se a intenção de Dinamite e Cia era lucrar em cima do Vasco, seu maior erro foi não se aliar a Eurico Miranda. Com Eurico na mesma bancada os lucros seriam maiores e mais difíceis de descobrir.



É deprimente ver o maior ídolo da história do clube usar a instituição que o fez ser o que hoje é, de maneira tão inescrupulosa. Será que Zico faria o mesmo com o Flamengo? Raí usaria o São Paulo?


Hoje, analisando friamente, me pergunto: Quem é o maior ídolo da história do Vasco? Sinceramente? Não sei, talvez Juninho Pernambucano?

                                                ***
Só para ilustrar o que eu disse sobre a gestão Dinamite, segue uma das muitas matérias que atestam a "honestidade" do salafrário.


http://www.midiasemmedia.com.br/paulinho/?p=18960

PS.: Meu amigo Renato tinha razão, quando a esmola é de mais o santo tem de desconfiar...

2 comentários:

  1. Essas afirmações me levam a refletir sobre a alma humana. E sabe a que conclusão cheguei? Nossa natureza é corrupta.
    Criticamos os políticos em geral, mas se invertessemos as posições, nós do lado de lá e eles do lado de cá, não haveria nenhuma melhora quanto aos índices.
    A ocasião faz o ladrão, e cabe a nós vigiarmos nossos impulsos para que não pulemos o muro da moral, que é baixinho, baixinho...

    ResponderExcluir
  2. Fala amigo Valdez. Confesso a você que quando o assunto é Vasco, não tenho estado inspirado a comentar um parágrafo sequer.
    Um misto de frustração e falta de perspectiva vêm vencendo meu conhecido otimismo.
    Ocorre que a situação atual do Vasco não se resume a Eurico ou Dinamite. O Vasco foi fundado para ser uma sociedade civil sem fins lucrativos visando à prática de atividades desportivas, recreativas, assistenciais, educacionais e filantrópicas. Em virtude dessas raízes, há uma enorme discórdia interna no clube. Por um lado estão os sócios mais antigos (Benenéritos, Grandes Beneméritos, Eméritos e outros) que não querem fugir das suas raízes, por outro estão os que se dizem mais modernos, doutrinados pelo capitalismo selvagem, que entendem que hoje o futebol é negócio.
    Minha opinião é de dá para conciliar atividade econômica com atividades sociais e filantrópicas. É só deixar a ganância de lado.
    Nesta falta de entendimento interno, perdemos força política no cenário nacional e regional e hoje caminhamos a passos largos ao abismo. O Fluminense retomou o lugar do Vasco que fora conquistado nas últimas décadas. Prova disso é que em 2011 a tabela do Carioca foi alterada e Vasco e Flamengo estão juntos. Não será surpresa se a final da Guanabara for Fla-Flu.
    Falei antes e volto a repetir, Dinamite atrapalharia e atrapalhou o Vasco. Aos poucos torcida vêm perdendo o interesse, estamos sem dinheiro, o pouco que sobrou está indo para as mãos de empresários. O futuro que nos aguarda não é nada animador.
    Não nos esqueçamos que historicamente, entre a era do expresso da vitória e a década de 80, o Vasco era um clube sem muita expressão nacional.
    Não tenho a menor dúvida que iremos adormecer novamente por um bom período, talvez 20 anos.

    ResponderExcluir